Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Cryptanthus odoratissimus Leme EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-04-2012

Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Cryptanthus odoratissimus é endêmica do Brasil e ocorre exclusivamente no Estado do Espírito Santo. A espécie foi coletada em três localidades distintas, que foram consideradas diferentes situações de ameaça. Sua distribuição é restrita (EOO=240,64 km²) e a espécie está sujeita ao declínio contínuo da qualidade de hábitat. Por essas razões, a espécie foi classificada como "Em perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Rokautskyia odoratissima (Leme) Leme, S.Heller & Zizka;

Família: Bromeliaceae

Sinônimos:

  • > Cryptanthus odoratissimus ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita originalmente na obra J. Cryptanthus Soc. 7(2): 10–1. 1992.

Dados populacionais

Forma grandes adensamentos populacionais (Leme, com. pess.).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente no Estado do Espirito Santo (Forzza et al., 2012).

Ecologia

Espécie terrestre do interior da mata altântica úmida de encosta (Floresta Ombrófila Densa), formando densos agrupamentos populacionais; propaga-se por brotos axilares curtos (Stehmann et al., 2009; Leme, com. pess.).

Ameaças

1.1 Agriculture
Detalhes Simonelli; Fraga (2007) indicam como principal ameaça a flora do Estado do Espirito Santo Perda e Degradação de Habitat, que fragmentou severamente a cobertura vegetal do Estado em prol do desenvolvimento agroeconomico do Estado.

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Observações: Simonelli; Fraga (2007) consideraram a espécie "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendido para a flora do Estado do Espirito Santo.

4.3 Corridors
Situação: on going
Observações: A área de ocorrência de C. odoratissimus está inserida dentro do Corredor de Biodiversidade Central da Mata Atlântica (Martinelli et al., 2008).

Referências

- FORZZA, R.C. ET AL. Bromeliaceae. In: Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000066>.

- MARTINELLI, G.; VIEIRA, C. M.; GONZÁLEZ, M. ET AL. Bromeliaceae da Mata Atlântica Brasileira: Lista de Espécies, Distribuição e Conservação. Rodriguésia, v. 59, n. 1, 2008.

- STEHMANN, J.R. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. 2009. 515 p.

- LEME, E.M. Comunicação do especialista Elton M. Leme, especialista na família Bromeliaceae, para o analista de dados Eduardo Fernandez, Pesquisador do CNCFlora, 2012.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória: Ipema, 2007. 144 p.

Como citar

CNCFlora. Cryptanthus odoratissimus in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Cryptanthus odoratissimus>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 19:37:41